09/02/2026

Fiocruz alerta foliões e reforça cuidados de saúde durante o Carnaval.

Foto: Reprodução



A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) reforça as recomendações de saúde durante o Carnaval, com foco na prevenção de síndromes respiratórias, conforme o Boletim InfoGripe divulgado na última quinta-feira, dia 5 de fevereiro.

As principais recomendações são:

Evitar Sair com Sintomas: Pessoas com sintomas gripais devem evitar participar das festividades e permanecer em repouso.

Uso de Máscaras: Caso decidam sair, é recomendado o uso de máscaras de boa qualidade, priorizando ambientes abertos ou bem ventilados para reduzir o risco de transmissão de vírus.

Vacinação: A Fiocruz reforça a importância da vacinação, especialmente para grupos prioritários como idosos, indígenas, pessoas com comorbidades e profissionais de saúde, devido ao aumento de casos de influenza A no Norte do país. Gestantes a partir da 28ª semana também devem se vacinar para proteger os bebês contra o vírus sincicial respiratório (VSR).

E a situação epidemiológica, segundo o Boletim:

Embora o Brasil apresente uma tendência de redução de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), alguns estados do Norte, como Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia, registram alta incidência e tendência de crescimento nas últimas semanas.

Nas últimas quatro semanas, a Covid-19 foi responsável por 22,3% dos casos positivos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 45% das mortes associadas à síndrome. A influenza A representou 19,3% dos casos e 24,3% dos óbitos, enquanto o rinovírus foi responsável por 32% dos casos positivos. O vírus sincicial respiratório (VSR) teve maior impacto entre crianças pequenas.

Em São Luís, capital do Maranhão, o nível de alerta para a incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) permanece, embora os dados apontem para um cenário de estabilidade nas últimas semanas.