![]() |
Projeto da ZPE de Bacabeira Foto: Reprodução |
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE), responsável pela concepção do projeto da ZPE-MA, prevê investimentos da ordem de 15 bilhões de reais e geração de 30 mil empregos
A Zona de Processamento de Exportação do Maranhão (ZPE-MA) já começou definitivamente a sair do papel para se tornar uma realidade esperada há décadas pelos maranhenses. Na próxima semana, será realizada a Audiência Pública para apresentação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) da área industrial a ser implantada no município de Bacabeira. O processo está em análise na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) para o licenciamento ambiental.
A convocação para a Audiência Pública já foi publicada no Diário Oficial para a realização às 9h, do dia 25/09 (quinta-feira), na Rua Humberto de Campos, Centro, Bacabeira (MA). A SEMA esclarece ainda que as audiências públicas têm como finalidade esclarecer dúvidas, acolher críticas e sugestões, objetivando a avaliação da viabilidade ambiental do empreendimento, além da discussão dos impactos ambientais.
Na semana passada, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE), responsável pela concepção do projeto da ZPE-MA, assinou um Protocolo de Intenção para a instalação do primeiro data center verde na área de livre comércio do Maranhão, ou seja, operado com uso exclusivo de energia elétrica proveniente de fontes renováveis adicionais ao sistema elétrico.
As projeções da SEDEPE apontam a geração de 30 mil empregos diretos e indiretos e mais de 15 bilhões de reais de investimento nos próximos 5 anos com a construção da ZPE de Bacabeira. O presidente da ZPE-MA, Pedro Rocha Neto, destaca os avanços do projeto com apoio total do governador Carlos Brandão, tendo extraordinária capacidade de dinamizar a economia de toda a região.
![]() |
Presidente da empresa administradora da ZPE, Pedro Dantas Rocha Neto, durante apresentação dos investimentos da ZPE |