A cidade de Granja, no interior do Ceará, viveu três dias de festa, cultura e emoção com a realização da 11ª edição do Granchitão, entre os dias 24 e 26 de julho, consolidando-se como um dos maiores eventos culturais do estado. Com o tema “Pessoa Anta, Garra e Coragem”, o evento homenageou a vida de João de Andrade Pessoa, o Pessoa Anta, figura histórica do município que lutou pela descentralização do poder imperial, considerado mártir da Confederação do Equador que aconteceu há 200 anos no Brasil.
Além de valorizar artistas locais e quadrilhas juninas da região, fortalecendo a identidade cultural nordestina, a programação artística do festival também reuniu nomes de peso da música nacional atraindo um mar de gente até a Arena Beira Rio. Passaram pelo festival: Murilo Huff, Zé Vaqueiro, Léo Foguete, Raí Saia Rodada, Zezo Potiguar, Luan Estilizado, Sâmya Maia, Mari Fernandez, Kiko Chicabana e a banda Calcinha Preta, que foi um dos grandes destaques, ao ter conseguido atrair um público estimado em 65 mil pessoas na última noite de shows, lotando completamente o espaço. De acordo com a organização, mais de 120 mil pessoas passaram pelo local ao longo dos três dias de
programação.
programação.
Mas o Granchitão foi além do entretenimento. A festa movimentou a economia local, com a participação de microempreendedores que puderam comercializar alimentos, bebidas, artesanato e outros produtos. A geração de renda direta e indireta tornou o evento uma verdadeira vitrine para o desenvolvimento regional.
Outro ponto forte da edição 2025 foi a segurança. Com o uso de câmeras de alta precisão e reconhecimento facial, a organização garantiu uma festa tranquila para todos, desde a chegada até o encerramento.
Para o prefeito de Granja, Aníbal Filho, o Granchitão representa muito mais do que um evento festivo.
“O Granchitão é muito mais do que um evento cultural. É a celebração da nossa identidade, o resgate da nossa história e, ao mesmo tempo, uma oportunidade real de gerar renda, movimentar a economia e promover inclusão. Granja mostra, mais uma vez, que sabe fazer cultura com responsabilidade e grandeza”, afirmou.
Com uma estrutura robusta, atrações de renome, forte apelo cultural e impacto econômico positivo, o Granchitão 2025 reforça o potencial de Granja como destino turístico e cultural. Mais uma vez, a cidade mostra sua força na preservação das tradições nordestinas, sem abrir mão da inovação e da inclusão.