![]() |
Foto: Ricardo Stuckert |
Uma nova pesquisa eleitoral divulgada nesta quinta-feira (17) pela Quaest mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera todos os cenários de primeiro turno para as eleições presidenciais de 2026. O levantamento, realizado entre os dias 10 e 14 de julho com 2.004 eleitores em 120 cidades brasileiras, revela que Lula também está à frente em todos os cenários de segundo turno, com exceção de uma disputa com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com quem aparece tecnicamente empatado dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.
Na pesquisa anterior, Lula empatava com diversos nomes da direita, como Jair Bolsonaro, Tarcísio, Ratinho Jr., Michelle Bolsonaro e Eduardo Leite. Agora, o cenário mudou, e o atual presidente apresenta vantagem mais consolidada, além de uma queda significativa na rejeição: passou de 66% para 58%.
De acordo com analistas, o desempenho de Lula foi favorecido pelas recentes polêmicas envolvendo o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, e o chamado "tarifaço", que teria prejudicado a imagem de aliados como Bolsonaro e Tarcísio no debate econômico.
Outro ponto de destaque do levantamento é a percepção dos eleitores sobre a estratégia eleitoral da direita. Quando questionados se Jair Bolsonaro deveria abrir mão de disputar a eleição e apoiar outro nome, 62% disseram que sim. Entre os próprios bolsonaristas, 33% preferem Michelle Bolsonaro como candidata, enquanto entre os direitistas não bolsonaristas, Tarcísio de Freitas também aparece com 33% das preferências.
A pesquisa oferece um retrato atualizado das intenções de voto e mostra movimentações importantes tanto no campo governista quanto na oposição, a pouco mais de um ano do início oficial da corrida eleitoral.