A chegada de Rakel Dourado Murad na presidência da Zona de Processamento de Exportação do Maranhão (ZPE-MA) promete um novo impulso ao desenvolvimento da região. Ela assume o cargo em substituição a Pedro Dantas da Rocha Neto, que agora atuará como assessor da nova dirigente.
Com mestrado em Direito e MBA Executivo, Rakel Murad traz experiência no setor corporativo, tendo atuado como gerente de Relações Corporativas da Suzano S.A. A executiva terá como principal missão atrair novos investimentos e acelerar o desenvolvimento do polo industrial maranhense.
A ZPE-MA, localizada em Bacabeira, é uma área alfandegária especial criada para incentivar a instalação de empresas exportadoras por meio de benefícios fiscais e logísticos. O objetivo é fortalecer a economia estadual, estimulando cadeias produtivas ligadas à siderurgia, metalurgia, petroquímica, tecnologia e agroindústria.
De acordo com estimativas do governo, a ZPE-MA tem potencial para gerar cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos nos próximos anos, consolidando Bacabeira como um dos principais eixos industriais do Maranhão.