25/02/2025

Empresas têm até sexta-feira para entregar informe de rendimentos 2024 ao trabalhador



As empresas têm até a próxima sexta-feira, dia 28 de fevereiro, para entregar aos funcionários o informe de rendimentos de 2024. O documento é essencial para a declaração do Imposto de Renda e deve conter todas as informações sobre os valores pagos ao trabalhador, bem como os impostos retidos ao longo do ano.

A Receita Federal utiliza esses dados para cruzar as informações fornecidas pelo contribuinte na declaração do Imposto de Renda. Caso haja divergências, o cidadão pode cair na malha fina e precisar prestar esclarecimentos ao Fisco.

Além das empresas, bancos e corretoras de investimentos também são obrigados a disponibilizar os informes de rendimentos aos seus clientes. Esses documentos devem conter detalhes sobre conta corrente, poupança, aposentadoria privada e outros investimentos. O envio pode ser feito por e-mail ou disponibilizado para consulta via internet e aplicativos, sem necessidade de envio físico pelos Correios.

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 deve começar em 15 de março e se estender até 31 de maio, conforme o cronograma dos anos anteriores. No entanto, a Receita Federal ainda divulgará as regras e informações detalhadas para o preenchimento correto da declaração.

Para evitar problemas com o Fisco, os contribuintes devem verificar se todas as informações estão corretas antes de declarar o Imposto de Renda. Em caso de erros ou omissões no informe de rendimentos, é necessário entrar em contato com a empresa ou instituição financeira responsável para solicitar a correção.