02/05/2024

Depois do Dia do Trabalhador, saiba quais são os próximos feriados de 2024



O Dia do Trabalhador garantiu para muitas pessoas um tempinho de descanso nesta quarta-feira (1º). Quem foi beneficiado precisa aproveitar bastante a data, já que o próximo feriado nacional (Independência do Brasil) será somente daqui a quatro meses.

Mas ainda há esperança. Uma folga extra para o trabalhador pode acontecer no dia 30 de maio, uma quinta-feira, quando é celebrado o dia de Corpus Christi. A data não é feriado nacional, mas sim ponto facultativo.

O ano de 2024 está sendo marcado por poucos “feriadões” prolongados. Dos dez feriados nacionais, apenas será possível estender a folga em três deles, já incluindo o Dia de Confraternização Nacional (1º de janeiro) e a Paixão de Cristo (29 de março).

A próxima folga nacional que será vizinha a um final de semana, de acordo com o calendário do governo federal, será apenas em novembro: a Proclamação da República.

Além disso, ainda restam cinco feriados que cairão em fins de semana (Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados) ou em quartas-feiras (Consciência Negra e Natal).

Abaixo, você confere um calendário com os pontos facultativos e feriados em 2024.

7 de setembro: Independência do Brasil (sábado);

12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (sábado);

2 de novembro: Finados (sábado);

15 de novembro: Proclamação da República (sexta-feira);

20 de Novembro: Consciência Negra (quarta-feira)

25 de dezembro: Natal (quarta-feira).

Pontos facultativos:

12 de fevereiro: Carnaval (segunda-feira);

13 de fevereiro: Carnaval (terça-feira);

14 de fevereiro: Quarta-Feira de Cinzas (quarta-feira);

30 de maio: Corpus Christi (quinta-feira);

28 de outubro: Dia do Servidor Público (segunda-feira).

Vale ressaltar que, neste ano, o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) tornou-se um feriado nacional. Essa decisão foi aprovada no Congresso e sancionada pelo presidente Lula. Anteriormente, essa data não fazia parte do calendário nacional nem era considerada ponto facultativo nacional. A folga dependia de leis municipais ou estaduais.