O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomou os serviços digitais e o atendimento presencial em suas agências nesta segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026. A suspensão das atividades durou cinco dias e foi motivada por melhorias no sistema previdenciário.
De acordo com o INSS, os atendimentos nas agências, os serviços da Central 135 e a plataforma Meu INSS foram restabelecidos sem instabilidades. A paralisação programada ocorreu entre a noite de 27 de janeiro de 2026 e o sábado, 31 de janeiro de 2026. A Dataprev, responsável pela área de tecnologia da informação da Previdência Social, informou que a interrupção foi necessária para ajustes e aprimoramentos no ambiente informatizado.
A retomada dos serviços não causou prejuízos aos segurados, embora tenha sido notado um aumento pontual na procura por atendimento presencial no início desta segunda-feira. A Dataprev esclareceu que a atualização se tratou de uma migração para uma plataforma tecnológica mais moderna, visando ampliar a capacidade operacional, a segurança e a sustentabilidade dos sistemas previdenciários, e não teve relação com vazamento ou inconsistência de dados.
