A cidade de Granja, no interior do Ceará, está em festa com a realização do Granchitão 2025, um dos maiores festivais culturais do estado, que neste ano chega à sua 11ª edição. O evento acontece de 24 a 26 de julho, reunindo atrações locais e grandes nomes da música nacional, além de impulsionar o turismo, a economia e valorizar as tradições nordestinas.
Com uma estrutura imponente montada na Arena Beira Rio, o festival vem atraindo milhares de pessoas por noite. O palco cenográfico impressiona pelo tamanho, tecnologia e riqueza de detalhes que mesclam o moderno com o tradicional nordestino — incluindo esculturas de vaqueiros, cavalos em tamanho real e colunas com estética teatral.
A programação é intensa e contempla tanto o público das tradicionais quadrilhas juninas, quanto os fãs da música popular. No primeiro dia (24), o destaque fica por conta do projeto À Vontade, com Zezo, Raí e Luan, além de shows de Léo Foguete e Dnildo. Na sexta (25), a festa continua com Murilo Huff, Zé Vaqueiro, Sâmya Maia e Gabriel Fellix. Já no sábado (26), o encerramento será em grande estilo com Calcinha Preta, Mari Fernandez e Kiko Chicabana.
Além da música, o Granchitão também é palco para apresentações de quadrilhas juninas vindas de várias cidades do Ceará, como Tianguá, Camocim, Granja, Sobral e Jijoca de Jericoacoara, valorizando a arte e a cultura popular.
O evento é uma realização da Prefeitura de Granja, administrada pelo prefeito Aníbal Filho. No ano em que o Brasil celebra os 200 anos da Confederação do Equador, o XI Granchitão presta uma homenagem especial a um dos filhos mais corajosos nascido em Granja-CE: João de Andrade Pessoa, o Pessoa Anta. Uma cidade cenográfica foi construída para representar o tema escolhido: "Pessoa Anta, garra e coragem". O festival celebra sua trajetória marcada por resistência, humildade e força.
O evento tem como foco fomentar a cultura local, estimular o comércio e aquecer a economia. “Investir na cultura é investir no nosso povo, no comércio local e na geração de renda. Eventos como o Granchitão fortalecem nossa identidade e movimentam toda a cadeia produtiva da cidade”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual Romeu Aldigueri.
A presença de turistas de diversos municípios e até de outros estados vem crescendo ano a ano, tornando Granja um dos principais destinos escolhidos nesta época do ano, graças à consolidação do Granchitão que se supera a cada ano, destacando-se no calendário cultural no interior cearense.
Com estrutura reforçada de segurança, mobilidade e organização, o Granchitão 2025 promete não apenas entretenimento, mas uma verdadeira celebração da identidade nordestina. Para quem busca uma experiência cultural autêntica, vibrante e cheia de emoção, o destino certo neste mês de julho é Granja.