![]() |
Robert Francis Prevost é o novo papa Leão XIV - Foto: Reuters |
O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (8) que o cardeal americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, é o novo papa, escolhido como o 267º sucessor de Pedro. A confirmação veio após a tradicional fumaça branca ser expelida da chaminé da Capela Sistina, sinalizando o consenso entre os 133 cardeais reunidos em conclave desde o dia 7.
Prevost, natural de Chicago (EUA), é membro da Ordem dos Agostinianos e atualmente atuava como Prefeito do Dicastério para os Bispos na Cúria Romana, um dos cargos mais influentes da Igreja, responsável por supervisionar a nomeação de bispos em todo o mundo. Ordenado sacerdote em 1982, ele também acumulou experiência pastoral como bispo de Chiclayo, no Peru, e bispo auxiliar de Portland, Oregon.
O anúncio oficial foi feito em latim pelo cardeal Dominique Mamberti na sacada da Basílica de São Pedro, seguido pela primeira aparição pública do novo pontífice, que agora liderará a Igreja Católica em um momento delicado: além de enfrentar o desafio da diminuição do número de fiéis, Prevost precisará lidar com as expectativas em torno da continuidade ou não das reformas iniciadas pelo carismático papa.
![]() |
Fiéis aguardam resultado da eleição do novo papa na Praça de São Pedro, no Vaticano — Foto: AP Foto/Bernat Armangue |