![]() |
Foto: Shutterstock |
Oito em cada dez consumidores brasileiros pretendem comprar presentes para o Dia das Mães, comemorado neste domingo, 11 de maio, segundo pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) em parceria com o SPC Brasil. A data, considerada a segunda mais importante para o varejo — atrás apenas do Natal —, deve levar cerca de 127 milhões de pessoas às compras, movimentando aproximadamente R$ 37,75 bilhões no comércio e em serviços no país. Apesar do número expressivo, a pesquisa aponta uma leve queda nominal de quase R$ 2,5 bilhões em relação ao ano passado.
O gasto médio previsto por consumidor é de R$ 298, com destaque para presentes como perfumes, roupas, calçados, acessórios, cosméticos, chocolates e flores, sendo que a maioria será destinada às mães, enquanto sogras e esposas ficam com uma fatia menor (30%). Cada pessoa deve comprar, em média, dois presentes, e os pagamentos deverão ser feitos, principalmente, via Pix ou cartão de débito.
Além das compras, o levantamento mostra que 28% dos entrevistados pretendem comemorar a data na casa da mãe, 28% na própria casa e 11% planejam almoçar fora, em restaurantes ou bares, reforçando o impacto não só no varejo, mas também no setor de serviços.