A maioria dos brasileiros evita realizar compras online em marcas que não considera seguras. É o que revela o Relatório de Identidade e Fraude da Serasa Experian. Segundo o levantamento, 87% dos consumidores afirmam que deixam de comprar de empresas que não transmitem confiança.
Além disso, 76% dos entrevistados disseram que estariam dispostos a pagar mais caro para evitar riscos de fraude. O estudo também mostrou que os marketplaces são o principal canal de compras digitais no Brasil, sendo a preferência de 71% dos consumidores. Logo depois vêm os sites e aplicativos oficiais das lojas. Já as redes sociais ainda têm pouca adesão: apenas 12% dos consumidores realizam compras por essas plataformas.
A pesquisa aponta ainda que, na hora de comprar online, 91% dos brasileiros priorizam a segurança, enquanto 89% valorizam a privacidade dos seus dados. De forma consciente, mais de um terço dos entrevistados evita deixar informações pessoais salvas em sites ou usar funções como o "comprar com um clique".