![]() |
Trabalhadores terão crédito com empréstimo em folha em nova modalidade de empréstimo consignado — Foto: Agência O Globo |
Já está em vigor o novo modelo de crédito consignado para trabalhadores formais e do setor privado. A partir de agora, quem é contratado via CLT pode solicitar propostas de empréstimo diretamente pelos canais eletrônicos dos bancos, sem a necessidade de utilizar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
A medida tem como objetivo impulsionar o volume de crédito no setor privado, com expectativa do governo federal de elevar o montante disponível de R$ 40 bilhões para R$ 120 bilhões.
Têm direito ao novo consignado todos os trabalhadores com carteira assinada, além dos Microempreendedores Individuais (MEIs). O empréstimo é garantido pelo saldo do FGTS, podendo ser contratado até o limite de 10% do Fundo e 100% da multa rescisória.
Apesar das facilidades, há limites: as parcelas do consignado não podem comprometer mais do que 35% do salário bruto do trabalhador, considerando também comissões, abonos e outros benefícios.
A adesão pode ser feita diretamente nos aplicativos dos bancos, na opção "Consignado do Trabalhador". Além disso, quem já possui empréstimo consignado poderá fazer a portabilidade para outros bancos a partir do dia 6 de junho.