27/03/2025

SUS substituirá papanicolau pelo exame de DNA-HPV para rastreamento do câncer de colo do útero




A partir deste ano, o Sistema Único de Saúde (SUS) iniciará a substituição gradual do exame papanicolau pelo teste molecular de DNA-HPV para o rastreamento do câncer de colo do útero. Com a mudança, as coletas passarão a ter um intervalo de cinco anos, caso não seja detectado o vírus.

A faixa etária para realização do exame continuará sendo de 25 a 49 anos, para mulheres sem sintomas ou suspeitas de infecção. O novo método tem maior sensibilidade na detecção do HPV, principal causador da doença, permitindo identificar o subtipo do vírus e garantindo mais precisão no diagnóstico.

Além disso, o rastreamento será mais organizado, com o sistema de saúde convocando ativamente as pessoas para realizarem o exame. Também estão previstas inovações como a possibilidade de autocoleta para populações de difícil acesso e diretrizes específicas para o atendimento de pessoas transgênero, não binárias e intersexuais.

A expectativa dos especialistas é que, com a ampla cobertura da vacinação e dos exames, o câncer de colo do útero possa ser erradicado em até 20 anos.