Nesta quinta-feira (13), o mundo celebra o Dia Mundial do Rádio. A data foi instituída em 2011 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), escolhida por marcar a primeira transmissão radiofônica realizada pela Rádio das Nações Unidas, em 1946.
Rádio e mudanças climáticas: tema do Dia Mundial
Em meio às crescentes preocupações com as mudanças climáticas e a frequência de desastres naturais, o rádio reafirma seu papel indispensável como meio de comunicação. Sem a necessidade de eletricidade ou internet, ele se destaca como uma ferramenta essencial para manter a população informada, conforme afirmou Cristiano Lobato Flôres, diretor-geral da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), durante a celebração do Dia Mundial do Rádio.
Neste ano, o tema das celebrações é “Rádio e Mudanças Climáticas”. Flôres destacou a importância do rádio como veículo de alerta sobre questões ambientais. “O rádio tem a capacidade de chegar a toda a população, independentemente de eletricidade ou internet, principalmente em comunidades afastadas do nosso país, que possui dimensões continentais. Quando ocorrem desastres naturais, o rádio é a principal fonte de informação. Ele é considerado um meio confiável, que transmite informações seguras, incentiva ações sustentáveis e dá voz às comunidades,” ressaltou.
Evolução e alcance do rádio
O diretor-geral da Abert também enfatizou a contínua evolução do rádio, que mantém uma alta audiência e é uma das preferências dos brasileiros. “O rádio está em constante evolução, sempre acompanhando as novas tecnologias. Ele continua sendo uma ferramenta de comunicação essencial, ampliando as possibilidades de acesso. E o rádio está presente nas mais variadas plataformas, reforçando sua capacidade de alcançar grandes públicos a qualquer hora e em qualquer lugar. O rádio também atinge todas as regiões do país,” afirmou Flôres.
O Rádio na Era Digital
Mesmo com os constantes avanços tecnológicos que redefinem nossa maneira de interagir com o mundo, o rádio continua sendo um meio de comunicação amplamente popular e de grande alcance. De acordo com uma pesquisa da Inside Audio (2023), 80% dos brasileiros ainda consomem rádio, com uma audição média de 3 horas e 55 minutos por dia.
Hoje, muitas emissoras expandiram suas transmissões para plataformas digitais, como aplicativos e sites, ampliando o alcance do meio e garantindo sua adaptação às novas formas de consumo de conteúdo. O jornalista Valter Lima, da Rádio Nacional, ressalta a acessibilidade do rádio:
"O rádio é o meio de comunicação mais democrático. Não precisa de internet nem energia elétrica para funcionar, basta uma pilha ou bateria".
Mesmo com o encerramento das transmissões em AM, em 2023, o rádio segue firme e relevante, sendo um dos principais meios de informação, entretenimento e formação de opinião no Brasil.
Com informações Agência Brasil