07/01/2025

Projeção de custo de vida indica alta de 4,99% em 2025, aponta Banco Central



O custo de vida dos brasileiros deverá aumentar 4,99% em 2025, segundo projeções divulgadas pelo Banco Central. O levantamento foi realizado com as principais instituições financeiras do país, que também indicaram que o Brasil, assim como em 2024, deverá ultrapassar a meta de inflação de 4,5%.

Com essa previsão, espera-se que o Banco Central adote novas elevações na taxa de juros. Esse movimento visa conter a inflação ao desestimular o consumo e encarecer o crédito, o que, teoricamente, ajuda a reduzir os preços. No entanto, isso também dificulta o acesso a empréstimos para pessoas físicas e empresas.

Atualmente, a taxa básica de juros (Selic) está em 12,25% ao ano. As projeções indicam que ela pode atingir 15% até o final de 2025, caso o cenário inflacionário permaneça.

Além disso, as instituições consultadas estimam que a economia brasileira terá um crescimento moderado, com alta prevista de pouco mais de 2% no próximo ano.

Esses números refletem os desafios econômicos do Brasil para equilibrar o controle da inflação com a retomada do crescimento econômico.