19/12/2024

Produção de motocicletas atinge maior nível desde 2011 no Brasil

Foto: Royal Enfield

A produção de motocicletas no Brasil disparou em 2024, registrando o maior volume desde 2011. Entre janeiro e novembro, foram fabricadas 1,624 milhão de unidades no Polo Industrial de Manaus, que concentra quase 100% da indústria nacional. O volume representa um aumento de 11,6% em relação ao mesmo período de 2023.

Os dados foram divulgados pela Associação dos Fabricantes de Motocicletas e Similares (Abraciclo) e mostram que o setor superou adversidades, como a seca histórica que afetou o país. A baixa do nível do Rio Negro, essencial para o acesso à região de Manaus, trouxe desafios logísticos, mas não impediu o crescimento da indústria.

Especialistas apontam a melhora da economia, com aumento do emprego e da renda, como um dos fatores para o crescimento. Além disso, a necessidade de escapar do trânsito nas grandes cidades e o crescimento do trabalho por aplicativos também contribuíram para o aquecimento do setor de motocicletas.

A tendência é que o ano feche com 1,72 milhão de unidades produzidas, o que representa um aumento de 9% em comparação a 2023.