19/12/2024

Desconfiança na vacina contra Covid-19 ainda persiste, aponta estudo do Ministério da Saúde

Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebon/Agência Brasil


Um estudo realizado pelo Ministério da Saúde revelou que parte da população brasileira ainda demonstra desconfiança em relação à vacina contra a Covid-19. O levantamento, que contou com a participação de 33 mil pessoas infectadas pela doença desde o início da pandemia, mostrou que 9,8% dos entrevistados afirmaram não ter tomado nenhuma dose do imunizante, o que equivale a 3.258 indivíduos.

Entre aqueles que não se vacinaram, 32,4% declararam não acreditar na eficácia da vacina, enquanto 31% temem que o imunizante possa trazer riscos à saúde. Outros 32% relataram que circunstâncias adversas os impediram de se imunizar. Além disso, 2,5% afirmaram não ter se vacinado por já terem contraído a doença anteriormente, e 1,7% citaram problemas de saúde como razão para a falta de proteção.

O estudo é uma continuidade de uma pesquisa iniciada em 2020 e tem como objetivo avaliar os impactos duradouros do vírus na sociedade e na vida da população. Nesta etapa, participaram brasileiros que já foram infectados pela Covid-19, residentes de 133 cidades do país, entre os anos de 2022 e 2024.