05/02/2024

Prefeito cancela carnaval e decide aplicar os recursos na educação

 

Foto: Reprodução / Internet

“Há males que vem para o bem”, diz um antigo ditado. No momento em que muito se discute sobre a aplicação de recursos públicos em festas carnavalescas, um acontecimento ruim resultou numa boa ação por parte do prefeito de Boa Esperança do Sul, município paulista.

Estava tudo certo, o prefeito Manoel Vitorinho (PP), estava decidido a promover o carnaval bancado com dinheiro público. Mas, faltando poucos dias para o período momesco Vitorinho anunciou o cancelamento da festança e da gastança com algo que não se configura ação prioritária.

O motivo do cancelamento, segundo o prefeito, foram as brigas que ocorreram durante as apresentações do pré-carnaval no fim de semana. Notícia ruim para quem gosta de carnaval.

Mas, confirmando o dito popular, a má notícia tem um lado bom porque em vez de realizar a tradicional festa carnavalesca, o prefeito decidiu destinar os recursos na climatização de todas as escolas municipais, tanto do ensino fundamental quanto do ensino infantil.

"Com o dinheiro que iríamos gastar com o carnaval, vamos climatizar todas as escolas do município. Tanto do ensino fundamental, quanto do ensino infantil. O carnaval dura cinco dias e acaba. O ar condicionado vai trazer muito mais benfeitorias para nossos alunos e professores e dura vários anos. É muito melhor e mais seguro este investimento. Estou aqui para preservar a vida do povo e não colocar a vida em risco”, argumentou o prefeito.

Efeito pedagógico

O prefeito aproveitou para fazer um alerta de caráter pedagógico, aos brincantes valentões. "E volto a dizer, se vocês não souberem se comportar, eu cancelo as festas do fim de ano também. Vocês que brigaram são os culpados pelo cancelamento do carnaval, que iria trazer alegria para a nossa população", alertou Vitorinho. 


Ação semelhante

Uma iniciativa que ganhou muita repercussão positiva na internet aconteceu na cidade de Colatina, Espírito Santo, durante a gestão do prefeito Sérgio Meneguelli (MDB). Em 2018 e 2019, o gestor cancelou o financiamento à festa de carnaval da cidade e redirecionou as verbas para investir nas áreas da saúde, saneamento e educação. As atitudes impressionantes do político deram a ele o título popular de "melhor prefeito".

Foto: Reprodução / Internet