01/02/2024

Distribuição da vacina contra a dengue começa na próxima semana

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Nesta quinta-feira (1), o diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Eder Gatti, anunciou em reunião tripartite na sede da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), em Brasília, que a distribuição da vacina contra a dengue, via Sistema Único de Saúde (SUS), começa a partir da próxima semana.

Quem será vacinado

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue, compõem o público-alvo da imunização. De janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.

O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. 

Pioneirismo

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público. A Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, foi incorporada ao SUS em dezembro do ano passado, após análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).

O imunizantes estará presente em 521 municípios brasileiros de 16 estados, além do Distrito Federal. As cidades compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo a pasta, são consideradas endêmicas para a doença.

No Maranhão, as doses serão distribuídas nas cidades de Alcântara, Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e São Luís.


Com informações da Agência Brasil