29/04/2025

Maioria dos estudantes concluiu o ensino médio em 2023 sem nível de conhecimento adequado em português e matemática

Foto: Agência Brasil


Um relatório divulgado nesta segunda-feira (28), Dia Mundial da Educação, pela ONG Todos Pela Educação, revela um cenário preocupante sobre a qualidade do ensino nas escolas públicas brasileiras. Apenas 5 em cada 100 alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública apresentaram, em 2023, um nível de aprendizagem em matemática considerado adequado. Em língua portuguesa, o índice é melhor, mas ainda distante do ideal: 32,4% dos estudantes atingiram o nível esperado.

Os dados são baseados no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e indicam que o Brasil ainda não conseguiu recuperar os níveis de aprendizagem registrados antes da pandemia de Covid-19. Em 2019, 6,9% dos alunos tinham desempenho adequado em matemática e 33,5% em português no final do ensino médio.

A defasagem se repete nas etapas iniciais do ensino fundamental. No 5º ano, 55,1% dos estudantes tiveram aprendizagem adequada em português e 43,5% em matemática, índices levemente inferiores aos de 2019. Já no 9º ano, os percentuais foram de 35,9% em português — mesmo patamar de antes da pandemia — e 16,5% em matemática, número inferior aos 18,4% registrados em 2019.

Os dados acendem um alerta sobre a urgência de políticas públicas eficazes para garantir o direito à aprendizagem e combater as desigualdades educacionais que foram agravadas nos últimos anos.