07/04/2025

Brasil está entre os cinco países com mais denúncias de abuso sexual infantil online, aponta relatório internacional

 

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Brasil subiu drasticamente no ranking de denúncias de abuso sexual infantil online e agora ocupa a quinta posição mundial, segundo o relatório da rede internacional InHope, organização que atua no combate a crimes digitais relacionados à exploração sexual infantil.

De acordo com os dados, entre 2022 e 2024, o número de notificações aumentou significativamente no país, fazendo o Brasil saltar da 27ª para a 5ª colocação no ranking. À frente estão apenas Bulgária, Reino Unido, Holanda e Alemanha.

O relatório da InHope é elaborado com base nas informações reunidas por 55 canais de denúncia espalhados por 51 países. No Brasil, as denúncias são recebidas pela SaferNet, entidade que atua em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF) para combater crimes cibernéticos.

Somente em 2024, foram mais de 50 mil páginas denunciadas no Brasil. Desse total, 10.800 páginas foram encaminhadas a autoridades internacionais, por apresentarem indícios de envolvimento de vítimas de outras nacionalidades.

A crescente nos números acende um alerta para a necessidade de ampliar ações de prevenção, fiscalização e combate à violência sexual infantil na internet, além de reforçar o apoio a vítimas e famílias.