Atenção quem tem dinheiro esquecido no sistema do Banco Central. Termina dia 16 de outubro o prazo para recuperar os valores antes que eles sejam transferidos para os cofres do Tesouro Nacional. O prazo, que começou a contar no dia 16 de setembro, é de 30 dias. Após esse período, haverá mais 30 dias para contestar a transferência.
A consulta é feita pelo site do Sistema de Valores a Receber, onde ainda há R$ 8,5 bilhões esquecidos em bancos, consórcios e cooperativas de crédito. Para receber o valor, é necessário fornecer uma chave Pix. Se não tiver, você deve entrar em contato com a instituição financeira para combinar outra forma de pagamento.
Quem não contestar ou tiver a solicitação negada, pode recorrer ao Conselho Monetário Nacional ou até mesmo à Justiça, com prazo de até seis meses após a publicação do edital oficial do governo.
Lembrando que herdeiros, testamentários ou representantes legais também podem resgatar valores de pessoas falecidas, mediante preenchimento de um termo de responsabilidade e seguindo os procedimentos das instituições financeiras.