07/05/2024

Pouco mais de 51 milhões de brasileiros contam com plano de saúde, diz ANS

Foto: André Borges/Agência Brasília


Reportagem: Milena Abreu

Pouco mais de 51 milhões de pessoas têm plano de saúde no Brasil atualmente. É o que revelam os dados mais recentes da ANS, a Agência Nacional de Saúde Suplementar.

De acordo com monitoramento da Agência, os planos de saúde de assistência médica fecharam o mês de março com quase 870 mil beneficiário a mais do que tinham no terceiro mês do ano passado, chegando 51.035.365 beneficiários em todo o país.

O aumento das carteiras dos planos médico-hospitalares foi registrado em 26 das 27 unidades federação, sendo Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo os estados que tiveram o maior ganho em números absolutos.

Apenas o estado de Roraima perdeu beneficiários, em relação a março do ano passado.

Ainda de acordo com a ANS, no terceiro mês deste ano, os planos exclusivamente odontológicos somaram 32.734.438 usuários em todo país – são mais de 2,2 milhões a mais, na comparação com os números de março de 2023.

Com relação aos planos exclusivamente odontológicos, também 26 unidades federativas registraram crescimento no comparativo anual, sendo São Paulo, Minas Gerais e Paraná, nesse caso, os estados com maior crescimento em números absolutos.

Considerando esse tipo de plano e mantendo a comparação interanual, foi o Amapá o único estado que perdeu usuários.

No Brasil, os planos médico-hospitalares e odontológicos mais contratados continuam sendo os do tipo Coletivo Empresarial, que são aqueles oferecidos pela empresa ao trabalhador.

Dos pouco mais de 51 milhões de beneficiários de planos de saúde, atualmente, 36 milhões contam com esse tipo de plano.