15/02/2024

Prepare o bolso: contribuinte maranhense vai pagar mais caro por produtos de consumo a partir da próxima semana

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil


A partir da próxima segunda-feira (19), os consumidores no Maranhão enfrentarão um aumento nos preços de uma variedade de produtos, devido às novas alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A legislação estadual que define os valores foi aprovada em 21 de novembro de 2023 pela Assembleia Legislativa do Maranhão.

De acordo com as novas disposições, as alíquotas do imposto serão elevadas de 20% para 22% em operações internas com mercadorias, transporte e importações de mercadorias ou bens do exterior, bem como em transporte iniciado no exterior. Além disso, haverá um impacto sobre o custo da energia elétrica para consumidores que ultrapassarem o consumo de 50 kw/h por mês. No entanto, os consumidores de baixa renda não serão afetados pelo aumento.

É importante destacar que o Maranhão lidera o aumento percentual entre todos os 27 estados federativos. Paralelamente, os servidores estaduais terão seus salários aumentados de forma escalonada, divididos em quatro parcelas até 2026.